
Kelvi Maycon
/
2 de abr. de 2025
A inteligência artificial (IA) não se limita a planilhas ou algoritmos distantes do cotidiano. Hoje, é comum ver ferramentas usadas para produzir conteúdos de blogs, e-mails, relatórios e até campanhas de marketing.
Apesar das inúmeras vantagens, surge o desafio de encontrar uma IA para humanizar os textos para que soem mais próximos e naturais, fugindo de rascunhos “robóticos”.
Para te ajudar, neste conteúdo você vai entender como transformar textos gerados por IA em comunicações empáticas, fluidas e coerentes. Também vai conhecer dicas valiosas de ferramentas que auxiliam nesse processo — e tudo isso sem perder de vista a autenticidade do seu estilo.
Ferramentas de IA para humanização de textos
Por mais que existam diversos modelos de linguagem no mercado, nem todos têm recursos específicos que ajudem a dar um tom mais humano aos conteúdos.
Quando falamos em “humanizar”, é fundamental corrigir repetições, polir termos técnicos e verificar se o texto passa proximidade para o leitor. Veja algumas ferramentas que cumprem esse papel.
ChatGPT e Gemini
O ChatGPT, da OpenAI, e o Gemini, do Google, são conhecidos por gerar textos a partir de prompts (instruções textuais). Embora já produzam resultados envolventes, ainda demandam certos ajustes para que soem 100% naturais.
Algumas dicas para aproveitar o máximo desses modelos incluem:
Pedir reformulações específicas, como “reescreva em tom mais casual, mantendo o sentido”;
Solicitar exemplos ou metáforas, tornando o conteúdo mais acessível;
Revisar para evitar frases idênticas em sequência, eliminando repetições;
Ao inserir prompts bem-definidos, você tende a ver mais “calor humano” no texto.
Porém, lembre-se de que a qualidade final depende de uma última leitura atenta, garantindo que as construções estejam no ritmo que você deseja.
Grammarly
O Grammarly é muito conhecido por sua correção gramatical em inglês, mas também auxilia na fluidez e clareza dos textos. Ele sugere melhorias de estilo, aponta trechos confusos e oferece insights sobre formalidade. Com isso, mesmo um conteúdo criado por IA pode ganhar toques mais naturais.
Você só precisa colar o texto na plataforma e indicar o nível de formalidade que deseja. Em seguida, ele exibirá correções de ortografia, pontuação e, muitas vezes, recomendações que eliminam aquela impressão de frase “sem vida”.
Ele também é uma boa alternativa para quem busca consistência de tom e ortografia impecável.
Copy.ai
Voltada para criação de textos de marketing, legendas de redes sociais ou até newsletter, a Copy.ai vem se destacando pelo viés mais criativo.
A ferramenta costuma sugerir sinônimos e trocar construções muito repetitivas, agregando para um storytelling que encante o leitor, além de:
Auxiliar na elaboração de slogans envolventes;
Reformular sentenças extensas em blocos menores e mais fluidos;
Indicar tons de voz que vão do casual ao mais profissional, conforme a sua preferência.
Se o seu foco é conquistar a audiência de forma rápida, essa pode ser uma excelente opção.
Entretanto, verifique sempre se as novas expressões propostas combinam com seu público, mantendo sua identidade de marca ou estilo pessoal.
QuillBot
O QuillBot é um parafraseador bastante lembrado na hora de substituir termos repetitivos ou redividir parágrafos muito longos. Ele oferece modos de reformulação, como “Formal”, “Fluente” ou “Criativo”, ajudando a ajustar o texto ao objetivo desejado, sem perder o sentido original.
Por exemplo, se você tiver um artigo voltado a um público leigo, selecione o modo “Fluente” para simplificar as frases. Se for direcionado a um ambiente corporativo, o modo “Formal” ajuda a criar credibilidade. No final, basta checar se tudo se manteve fiel à sua mensagem inicial, evitando termos que destoem do seu discurso.
Rytr
O Rytr funciona como uma “plataforma de rascunhos”. Ele cria versões preliminares de textos para blogs, descrições de produtos ou e-mails, mas também auxilia na humanização, sugerindo sinônimos, gerando algumas frases e trazendo certa espontaneidade.
Veja como ele se destaca:
Gera rascunhos rápidos para você editar depois;
Oferece opções de estilo, como mais neutro ou mais casual;
Economiza tempo no esforço inicial de escrita.
Para realmente acertar no tom, faça uma revisão final, garantindo que haja coerência na voz usada ao longo de todo o conteúdo.
Dicas para humanizar textos
Ter acesso às ferramentas de inteligência artificial é um grande passo, mas a humanização definitiva ocorre quando você aplica pequenos cuidados no texto.
Mesmo um ótimo modelo de IA demanda o olhar de alguém que conhece o público-alvo e entende a mensagem que se quer passar.
Unifique diversas IAs na produção do texto
Nem sempre apenas uma ferramenta será suficiente para dar o tom desejado. Às vezes, você precisa juntar funcionalidades de várias soluções.
Pode ser interessante, por exemplo, usar o ChatGPT para gerar a base do conteúdo, passar no Grammarly para polir a ortografia e, em seguida, lançar o resultado no QuillBot para reformulações finais.
Esse mix de tecnologias traz novos ângulos de criação e diminui a chance de o texto parecer automático.
Faça ajustes e revisões manuais
Por maior que seja a eficiência das ferramentas, a última palavra deve vir de você ou de alguém da equipe. Muitos textos podem conter desvios de contexto, termos que não combinam com a identidade de marca ou repetições de ideias.
Ao fazer uma leitura crítica, você adiciona aquele “algo a mais” que nenhuma IA consegue imitar: empatia e noção de quem realmente vai ler o conteúdo.
Por isso, explore perguntas como:
Este texto soaria interessante para meu público?
Há momentos em que ele fica muito “frio” ou distante?
A linguagem permanece clara do início ao fim?
Quando você ajusta manualmente cada detalhe, o leitor percebe aquela sensação de proximidade que só um ser humano pode oferecer.
Peça para IAs checarem a humanização com o uso de prompts
Uma estratégia menos comentada é usar a própria IA para checar a qualidade de humanização do texto.
Suponha que você já tenha um rascunho que passou por várias ferramentas. Você pode voltar ao Chat GPT ou ao Gemini e digitar algo como: “Analise se este texto soa natural para quem não é expert no assunto. Aponte trechos em que a linguagem possa parecer robótica.”
Esses modelos conseguem identificar palavras densas, passagens redundantes ou construções muito mecânicas. Assim, você refina ainda mais o resultado, conferindo um aspecto — de fato — conversado e envolvente.
Aumente o uso de expressões próprias do público leitor do texto
Este é um ponto-chave: para que o conteúdo comunique calor humano, deve se alinhar aos hábitos de linguagem do seu público. Alguém focado em marketing digital pode gostar de termos como “funil de vendas”, “ROI” ou “SEO on-page”. Já um público geral pode preferir frases mais leves e exemplos do dia a dia.
Adapte (sem perder a consistência) parte do vocabulário do seu leitor. Se ele costuma usar gírias ou referências culturais, inclua-as de forma coerente. Dessa forma, não parece que foi apenas um “texto padrão”, mas algo genuinamente criado para aquele grupo de pessoas.
IA integrada para humanização de textos: conheça a Adapta
Se, ainda assim, você achar que está usando várias plataformas soltas e precisa de um lugar que una tudo, vale conhecer melhor a Adapta.
Somos um ecossistema de Inteligência Artificial Generativa que centraliza soluções de texto, imagem e análise em um único espaço. Isso facilita muito para quem quer padronizar a produção de conteúdo e, ao mesmo tempo, manter a qualidade humanizada.
Na Adapta, você encontra diversas funcionalidades!
Adapta One: um ambiente que reúne modelos como GPT-4o, Claude, Gemini, Sabiá 3 e DALL·E 3, entre outros, possibilitando gerar e analisar textos, além de criar imagens em projetos integrados;
Experts: assistentes virtuais treináveis, que entendem o contexto específico da sua empresa ou projeto — assim, se você precisa de um tom mais formal ou mais próximo, basta configurar o Expert para isso;
Flows: uma forma interativa de conversar com a IA, em que você é guiado por perguntas estruturadas, obtendo soluções mais completas, como revisão de contratos ou criação de roteiros de marketing.
Além disso, a Adapta disponibiliza cursos práticos de IA para quem deseja mergulhar no universo de criação de conteúdo e não sabe por onde começar. Além de uma newsletter semanal para acompanhar as últimas tendências em IA Generativa, mantendo-se sempre atualizado.
Experimente o máximo potencial da inteligência artificial com uma plataforma robusta para centralizar suas criações. Conheça a Adapta!